top of page

Fique por dentro!

Buscar

Atualizado: 12 de jan.

O nosso bairro, a Lagoa da Conceição é um dos mais antigos e tradicionais do município. A história conta que em 1748, a Corte Portuguesa determinou a colonização da Ilha de Santa Catarina por imigrantes dos Açores sendo a Primeira Freguesia de Florianópolis, fundada em 1750, na orla da Lagoa que começou a ser ocupada por agricultores trazidos dos Açores. Assim, a terra fértil da encosta de mata atlântica se transformou em uma grande roça, com grandes plantações com forte produção de farinha e cachaça. Portanto, nossa comunidade possui muita diversidade cultural proveniente das tradições e lendas indígenas, açorianas ligadas à pesca artesanal, a produção de renda de bilros, costumes religiosos, além de vários prédios em arquitetura no estilo colonial.

Neste sentido, existem várias entidades parceiras da AMOLAGOA que buscam preservar a nossa história, como por exemplo, a Associação Cultural Encantos da Lagoa – ACEL que tem como objetivo manter viva as tradições, divulgar a cultura local e passar os conhecimentos populares para as futuras gerações.

A ACEL desenvolve, há 16 anos, projetos que recuperam e exaltam a rica herança cultural da comunidade, promovendo o patrimônio imaterial. Dentre as atividades desenvolvidas estão oficinas de artesanato, apresentações artísticas e feiras beneficentes, as quais transformam a cultura local em instrumento de solidariedade e sustentabilidade.

O grupo “Arteiras da Lagoa”, pertencente à entidade é formado por mulheres, principalmente idosas, as quais têm o papel fundamental de manutenção da cultura tradicional promovendo a inclusão social e a transmissão intergeracional de seus conhecimentos. As suas ações se destacam pela valorização das rendeiras, das danças tradicionais como o pau de fitas e das cantigas do passado entre as lavadeiras e pescadores do local.

Para atingir seus objetivos comuns voltados à arte, cultura, sustentabilidade e solidariedade, a entidade mantém estreito relacionamento com a comunidade da Lagoa da Conceição e do município de Florianópolis. Assim, já se tornou uma referência em relação às tradições locais como a produção de artesanato e renda, campanhas beneficentes com uso da economia criativa. Portanto, com dedicação, talento, e muita vontade de fazer o bem, o grupo confecciona tricô, crochê, bonecas de pano, bijuterias e pintura em tecido, transformando também materiais recicláveis em arte e solidariedade fazendo girar a economia criativa. Ainda, tem como princípio a sustentabilidade com a utilização de materiais recicláveis evitando a geração de resíduos sólidos e reaproveitando itens que seriam descartados em novas peças que são doadas para pessoas em situação de vulnerabilidade. Assim, são confeccionados enxovais de bebês para mães carentes e mantas acolchoadas destinadas a pacientes de instituições da cidade e crianças da região, reafirmando o compromisso da ACEL com a transformação social.

Portanto, associação faz uma conexão entre a diversidade de moradores e turistas da Lagoa da Conceição tornando-se um exemplo de como a cultura, sustentabilidade e solidariedade podem caminhar juntas preservando as tradições e valores populares.





 
 
 

Finalmente, após décadas de atraso, começam as obras da nova ponte da lagoa, conectando o centrinho com a Avenida das Rendeiras. A nova ponte terá um traçado diferente do atual. A nova cabeceira do centrinho será em frente ao Shopping Via Lagoa, onde haverá uma pequena rótula para os veículos. Nessa área será feito um aterro com pedras, enrocamento, que começa já na próxima semana. Do lado das rendeiras, a ponte terminará próximo ao KAI. Ao total são mais de 200 metros de ponte, que contará com uma altura livre de 6 metros a partir da linha d'agua.

Confira a planta detalhada aqui.

 
 
 

Na data de hoje, 13 de junho de 2022, a AmoLagoa (nova denominação social da Amola) tomou posse como instituição representativa de moradores do leste da Ilha do conselho da cidade. Estiveram presentes na cerimônia a quase totalidade dos conselheiros eleitos, representantes de diversas entidades privadas, bem como de representantes do poder público.

Foto: Prefeito Topázio Neto entrega certificado de posse da AmoLagoa para o Presidente Bruno Negri.


Na reunião o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores sr Roberto Katumi declarou que seu objetivo é aprovar a revisão do Plano Diretor com o mínimo de emendas possíveis, respeitando na integralidade as demandas da sociedade e o trabalho do Conselho da Cidade. Na sequência o Prefeito Municipal Topázio Neto apresentou as justificativas para a necessidade de revisão, bem como a metodologia do processo que se inicia a partir de hoje.


A novidade veio com o anúncio de que será oferecido um caderno de diagnóstico de cada distrito, embasando e nivelando as discussões. Na Lagoa da Conceição ficou marcado para o dia 11/07/2022 a realização da Audiência Pública, que se iniciará as 17:45 e terá duração de 4 horas, podendo ser prorrogada por até 2 horas. Nesse caso, ocorrendo a prorrogação, a audiência se encerrará as 23:45.


Nós da AmoLagoa já estamos preparando uma oficina para o dia 09/07/2022, dois dias antes da Audiência Pública, onde discutiremos o diagnóstico e utilizaremos uma metodologia de construção participativa proposta pelo Arquiteto Angelo Arruda, também conselheiro. Nesse ambiente teremos palestras e debates, além de oficinas temáticas e o voto popular nas prioridades.


Os detalhes desta oficina serão atualizados em breve no nosso site e redes sociais.


Participe dessa discussão!

 
 
 
bottom of page