- Kleber Pinho
- 11 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jan.
O nosso bairro, a Lagoa da Conceição é um dos mais antigos e tradicionais do município. A história conta que em 1748, a Corte Portuguesa determinou a colonização da Ilha de Santa Catarina por imigrantes dos Açores sendo a Primeira Freguesia de Florianópolis, fundada em 1750, na orla da Lagoa que começou a ser ocupada por agricultores trazidos dos Açores. Assim, a terra fértil da encosta de mata atlântica se transformou em uma grande roça, com grandes plantações com forte produção de farinha e cachaça. Portanto, nossa comunidade possui muita diversidade cultural proveniente das tradições e lendas indígenas, açorianas ligadas à pesca artesanal, a produção de renda de bilros, costumes religiosos, além de vários prédios em arquitetura no estilo colonial.
Neste sentido, existem várias entidades parceiras da AMOLAGOA que buscam preservar a nossa história, como por exemplo, a Associação Cultural Encantos da Lagoa – ACEL que tem como objetivo manter viva as tradições, divulgar a cultura local e passar os conhecimentos populares para as futuras gerações.
A ACEL desenvolve, há 16 anos, projetos que recuperam e exaltam a rica herança cultural da comunidade, promovendo o patrimônio imaterial. Dentre as atividades desenvolvidas estão oficinas de artesanato, apresentações artísticas e feiras beneficentes, as quais transformam a cultura local em instrumento de solidariedade e sustentabilidade.
O grupo “Arteiras da Lagoa”, pertencente à entidade é formado por mulheres, principalmente idosas, as quais têm o papel fundamental de manutenção da cultura tradicional promovendo a inclusão social e a transmissão intergeracional de seus conhecimentos. As suas ações se destacam pela valorização das rendeiras, das danças tradicionais como o pau de fitas e das cantigas do passado entre as lavadeiras e pescadores do local.
Para atingir seus objetivos comuns voltados à arte, cultura, sustentabilidade e solidariedade, a entidade mantém estreito relacionamento com a comunidade da Lagoa da Conceição e do município de Florianópolis. Assim, já se tornou uma referência em relação às tradições locais como a produção de artesanato e renda, campanhas beneficentes com uso da economia criativa. Portanto, com dedicação, talento, e muita vontade de fazer o bem, o grupo confecciona tricô, crochê, bonecas de pano, bijuterias e pintura em tecido, transformando também materiais recicláveis em arte e solidariedade fazendo girar a economia criativa. Ainda, tem como princípio a sustentabilidade com a utilização de materiais recicláveis evitando a geração de resíduos sólidos e reaproveitando itens que seriam descartados em novas peças que são doadas para pessoas em situação de vulnerabilidade. Assim, são confeccionados enxovais de bebês para mães carentes e mantas acolchoadas destinadas a pacientes de instituições da cidade e crianças da região, reafirmando o compromisso da ACEL com a transformação social.
Portanto, associação faz uma conexão entre a diversidade de moradores e turistas da Lagoa da Conceição tornando-se um exemplo de como a cultura, sustentabilidade e solidariedade podem caminhar juntas preservando as tradições e valores populares.
